04/04/2008

Acabou a moleza...

A correria da vida, os milhares de compromisso, o fato de trabalhar 8h por dia ou mais, a falta de resistência e a preguiça são algumas desculpas que usamos para deixar de lado uma vida saudável com o mínimo de exercícios físicos e alimentação adequada. As minhas eram a falta de tempo devido ao horário de trabalho e a falta de verba para investir em exercícios. Confesso que não sou um belo exemplo de disciplina esportiva e alimentar, mas descobri há muito tempo que tem coisas bem simples que posso fazer para começar gradualmente a educar meu corpo e minha mente. Por exemplo eu simplesmente amo alimentos naturais, tudo que é integral e derivado do cardápio vegetariano é muito bem vindo a minha mesa. Açúcar mascavo, granola, aveia, semente de linhaça, soja de todas as formas possíveis, lentilha, frutas e cereais foram item que fui adicionando aos poucos ao meu cardápio e hoje não fico sem eles. O segredo é perder o medo e experimentar, por exemplo, a soja foi algo que demorei a encarar, mas que é melhor do que eu imaginava.
Por outro lado fui percebendo que “coisas” que achavam essenciais foram perdendo território na minha nada mole vida. Refrigerantes, frituras e produtos industrializados como salgadinhos e bolachas recheadas não fazem a menor falta, pelo contrário hoje se me atrevo a sequer experimentar eles me fazem mal (só não resisto a Negresco rsrs). Descobri também que não preciso comer tanta carne e que meu corpo está reagindo bem melhor com o consumo controlado, principalmente da carne vermelha. Quanto a alimentação realmente não tenho problemas, pois adoro cozinhar e conseqüentemente sou muito curiosa a respeito de comidas, sou do tipo que passo horas lendo rótulos no supermercado, vitaminas, nutrientes e composições me fascinam, quem sabe ainda faço nutrição.
Já exercícios é algo que ainda não engatilhei com tanta disciplina, não gosto de malhar em ambientes fechados e definitivamente não tolero academias, então a solução que encontrei foi fazer exercícios ao ar livre, como caminhada corrida, bicicleta. Também não sou adepta de exercícios que te prendem ali em séries, então a solução tem sido fazer algo que gosto, dançar. Comprar DVDs que goste, colocar o som bem alto, afastar os móveis e sair dançando sem preocupação como se estivesse em um show por pelo menos uma hora, trás resultados físicos impressionantes, sem falar que é totalmente terapêutico. O que tem me incentivado bastante é a leitura, assinei a Boa Forma há quase um ano e isto tem me dado um pique, quer dizer, pelo menos no dia que ela chega rsrsrs. Agora não tem mais desculpa, vou assumir os exercícios como hábito mesmo, o que não é tão complicado por que tenho o Dumore para me incentivar, e incentivo é tudo né minha gente. Ele é muito disciplinado com a malhação e gosta dos mesmos esportes que eu, o que facilita porque acabo tendo um companheiro e malhar acompanhada é bem melhor. Estamos planejando a compra de duas bikes legais para alguns passeis noturnos pela cidade, e o resgate de algo que adoro, as trilhas. Aqui na região há lugares lindíssimos pra se fazer trilha, e ainda consigo aliar este exercício ao outro hobby a fotografia. Aliás, Dumore lançou um desafio, se durante os próximos dois meses eu conseguir fazer dos exercícios um habito consigo a minha tão sonhada cama elástica, claro que eu topei, e é claro também que está já está no papo rsrsrs. Enfim, não tenho problema com a balança, mas já não tenho mais 20 anos e os efeitos do tempo são implacáveis, não quero esperar engordar muitos quilos para começar a me cuidar, alto estima é muito importante para que tudo flua bem seja na vida pessoal ou profissional. E você? Qual é a sua desculpa?

Um comentário:

Blueberry disse...

Oieee! me "intrometi" aqui no seu blog e ADOREI!! Virei sempre ok?

E desculpas?? AIIIII tenho tantas! Mas estou literalmente me obrigando a malhar pq simplesmente amo comer!

beijos!