30/01/2013

Livro: Anarquistas Graças a Deus, de Zélia Gattai

       Anarquistas Graças a Deus
     Gattai, Zélia (1979)

Faz 48 horas que virei à última página de Anarquistas Graças a Deus – Zélia Gattai, e já estou com saudades. Há muito um livro não me despertava tanta excitação.
Velho conhecido das minhas prateleiras, essa primeira edição, antiga e de folhas encardidas me surpreende e me conquista de tempos em tempos, é um dos amores para o qual eu sempre volto.
Excelente historiadora a autora nos apresenta por meio do dia a dia de sua família os hábitos e costumes da colônia italiana da época. Embora com décadas de diferença, a história da pequena Gattai em uma São Paulo dos anos 20 me transporta a minha tão bem vivida infância no interior do estado na década de 80.
Nos últimos dias meus sonhos foram carregados de sotaque italiano e minhas lembranças me fizeram compreender quão importante são as particularidades de uma família.
A capacidade de extrai do cotidiano as mais belas palavras e histórias faz com que Zélia Gattai esteja no topo da minha lista de escritores favoritos.

Nenhum comentário: