17/01/2008

Soja.

Embora o nome seja derivado do japonês “shoyu”, é um grão de origem chinesa. Rica em proteínas e usada como alimento, pertence a mesma família do feijão, lentilha e ervilha (Fabeceae). O Brasil é os segundo maior produtor mundial de soja, só perde para os EUA. A soja pode ser encontrada em diversas formas entre elas:
PTS – Proteína Texturizada de Soja: ou "carne de soja" é obtida através de um processo tecnológico chamado extrusão que combina pressão e temperatura para transformar a farinha de soja desengordurada em um produto prático, de fácil preparo e rico em nutrientes. Tem uma textura ideal para ser introduzida na alimentação diária como uma opção para a substituição total ou parcial da carne em dietas sadias e equilibradas. É utilizada no preparo de inúmeras receitas como quibes, almôndegas, strogonoff, frango xadrez, sopas, molhos, recheios e patês.
Extrato de Soja: ou "leite" de soja, como é mais conhecido, é a parte solúvel dos grãos de soja. É obtido através de um processo tecnológico específico que permite agregar as propriedades nutricionais da soja a um produto prático, de fácil preparo e saboroso. Como é bastante solúvel, o extrato de soja pode ser consumido com facilidade de diversas maneiras: no preparo de “leite” de soja, molhos, cremes, patês, bolos, vitaminas, sobremesas e outras receitas saudáveis, como substituto do leite de origem animal.
Soja Orgânica: A soja orgânica é rica em proteína, ferro e outros micronutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Contém naturalmente isoflavonas, que amenizam os efeitos da menopausa e auxiliam na redução das taxas de colesterol. Pode ser utilizada cozida na substituição do feijão, em saladas ou no preparo das outras suas receitas.

Um comentário:

Anônimo disse...

então rosi, eu tb to nessa, como vc já viu lá pelo meu blog. ontem msm fiz um stronoff com "carne" de soja e não é por nada não, mas ficou uma delíciaaaaaaaaaaa!
super apoio essa sua nova vida.
bjks