17/01/2008

Alimentação Saudável

Estou tentando ter uma alimentação mais saudável, não se trata de dieta não, até porque estou muito bem com meu peso e não tenho tendência nenhuma a engordar, o que me incomoda é apenas a barriguinha que já não é a mesma, mas isso só exercício mesmo. Decidi mudar minha alimentação por saúde, venho de uma família grande onde há muitos casos de colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas, câncer e hipertensos. Por tanto se for colocar na balança tenho forte tendência pra todos estes maus, sei que a genética conta muito, mas acredito que a alimentação é o que realmente influencia nosso organismo, então, se tenho tendência a uma infinidade de doenças nada melhor do que fazer o possível para ter uma velhice saudável no futuro.
Quando se é sozinha já fica difícil a reeducação alimentar, mais difícil ainda é quando se mora com outras pessoas, pois é imprescindível a colaboração de todos. No meu caso tenho o Dumore, ainda bem que ele também é louco (até mais que eu) por pratos a base de legumes e verduras, o duro é que ele também tem as fortalezas dele como refrigerante (Coca-cola), industrializados e principalmente carne. Ele cozinha lá em casa também, e muito bem, diga-se de passagem, mas na verdade quem comanda na maioria das vezes a cozinha sou euzinha mesmo. Então por vezes mesmo abrindo mão da carne, por exemplo, (não aboli, apenas diminui) tenho que fazer um belo prato com o item e confesso que fica difícil resistir, afinal carne é carne, e só o cheiro do prato já é convidativo. Mas assim vamos seguindo, enquanto o Dumore saboreia um bom prato carnívoro eu procuro trocar por algum a base de legumes, não menos saboroso.
Não adianta sair por aí e comprar tudo o que estiver na prateleira e que seja saudável, sem ao menos saber como usar e quais os benefícios. Não apenas de legumes, frutas e verduras é feita uma alimentação saudável, há outras “catigurias” de alimentos que são essenciais. Pensando nisso estou numa busca por alimentos que até ouvimos falar, mas que desconhecemos suas verdadeiras aplicações, e por outros não tão conhecidos assim. Vou postar aqui minhas descobertas, e começarei pela soja, que até onde eu entendo é um dos melhores substituto da carne.

Nenhum comentário: