13/07/2013

# Dieta Financeira - Colocando as finanças em dia.

A partir de hoje finanças pessoais será um assunto recorrente por aqui.


Pensei em criar um novo blog para tratar especificamente do assunto, mas resolvi que é aqui mesmo que as coisas vão acontecer. Este é um blog pessoal sem um assunto fixo porque assim é a vida, a cada período estou focada em determinado assunto e é mais que normal que esses interesses sejam refletidos aqui.
Gostaria muito de ser aquele tipo de pessoa que desde o primeiro emprego se organizou, se planejou e manteve as finanças sempre em ordem, mas a verdade é que este assunto só entrou em pauta há oito anos quando me casei.
Entre despesas de recém-casados (cerimônia, móveis, enxoval, despesas mensais, aluguel e economias para a aquisição da casa própria) me vi obrigada a tomar as rédeas e colocar as finanças em ordem, desde então utilizo planilhas e um caderno específico para as finanças, só que a verdade é que nunca foi uma prioridade.
A situação atual é a seguinte, temos dois financiamentos, sei que o ideal é não financiar, mas a realidade era – “financiar ou financiar”.  Contrariando mais uma vez os conselhos de profissionais de finanças os dois financiamentos comprometem 48% da nossa renda fixa, ainda assim resolvemos assumir o compromisso pelo fato de um deles ter um prazo curto para acabar.
O fato de ter quase 50% da renda fixa comprometida com duas contas significativas não deveria ser um problema aqui em casa já que somos apenas duas pessoas (digníssimo e eu), e ainda temos a possibilidade de contar com uma renda extra mensalmente.
Digo que não deveria, porque não é bem assim, às vezes perdemos o controle e mesmo conseguindo quitar  todas as dívidas ao final de cada mês, a realidade é que trabalhamos o mês todo apenas para honrar as despesas, sem uma folga para poupar.
Cansada de trabalhar apenas para pagar contas, resolvi assumir definitivamente o controle das finanças aqui em casa adotando medidas extremas e tendo como objetivo economizar o máximo que der nos próximos anos.

Abaixo os três passos aparentemente simples que adotamos, mas que estão fazendo grande diferença na nossa vida financeira:

- Levantamento da situação e organização de contas:
O primeiro passo foi fazer um levantamento geral das nossas finanças: o que temos de dívida, o que temos de renda (fixa e variável), o que poderia ser cortado ou substituído dentro das despesas fixas mensais e principalmente o que era a maior fonte de gastos indevidos.
Essa foi à parte mais fácil, pois essas medidas eu já havia adotado há oito anos quando me casei. Minha planilha e meu caderno de finanças já existiam e estavam atualizados com essas informações.

 - Identificação do maior ofensor de gastos indevidos.
Ao avaliar as despesas constatei que os cartões de crédito e de lojas eram os vilões do orçamento. O que gastávamos com eles mensalmente era o equivalente ao total das despesas fixas.
Indica-se que deixe ao menos um cartão de crédito para eventuais emergências, só que eu já havia tentado isso anteriormente, dos quatro cartões que tínhamos  restou apenas um, ainda assim não conseguíamos nos conter. O que mais me impressionou foi que, ao avaliar as faturas do cartão descobri que não fazíamos contas grandes, o que nos colocava nessa situação complicada eram as pequenas despesas, um almoço, um lanche, aquele cinto lindo e barato que eu não resistia, aquelas molduras que ficariam ótimas na sala, despesas realmente pequenas que variavam de R$20,00 a R$ 30, 00, mas que ao final do mês juntas somavam um montante que desestabilizava todo o nosso orçamento.
 Não tive dúvida, resolvi ser extremista e me livrei de todos os cartões de loja. Meu objetivo era me livrar de vez do único cartão de crédito que ainda temos, mas como tivemos algumas emergências neste período optamos por mantê-lo, mas totalmente longe das nossas mãos, ele fica bem guardado em casa e só sai de lá em caso de necessidade extrema.
Quase três meses depois de adotar estas medidas, tivemos uma redução de 50% na fatura do cartão de crédito.

- Diminuir gastos fixos.
Este foi talvez o passo que mais me deu trabalho, achava que não dava, que era impossível diminuir qualquer gasto fixo que tinha, estava enganada.
Troquei o plano de tv e internet, por outro mais em conta e  me surpreendi, percebi que não precisava de um plano tope, um básico atendeu minhas necessidades e gerou uma economia considerável. Sem contar que acabei dedicando mais tempo a outras distrações como meus livros que andavam esquecidos na estante.
A conta de energia e de água tiveram reduções com medidas simples como: apagar sempre as luzes ao sair dos ambientes, utilizar a opção lavagem simples da máquina para boa parte das roupas, regulagem da bomba de descarga do vaso sanitário, troca de “borrachinhas” das torneiras, e reaproveitamento da água de amaciante da lavagem das roupas para a limpeza do banheiro. 
Com o corte de gastos de TV, internet, água e luz estamos economizando R$ 150,00 por mês.

Nenhum comentário: